Raimundo Botêlho
55 21 99160510
rhbotelho@gmail.com

Raimundo Botêlho

// O ARTISTA /// raimundo botêlho

Raimundo Honório Botêlho Neto nasceu em 1946 no município de Viana, interior do Maranhão. Desde menino gostava de desenhar, e levava jeito, tanto assim que conseguia vender com relativa facilidade suas obras-primas: caprichados desenhos coloridos. Aos 12 anos, destemido, partiu para São Luiz, a capital do seu estado, em busca do destino que queria para si: o universo das artes.

Ciente de seu talento, alguns anos após o irrequieto Botêlho partiu uma vez mais ao encontro de novos desafios e em 1969 aportou no Rio de Janeiro já casado com a bela jovem Sueli Maciel, sua namorada desde a adolescência. O casal teve dois filhos, Fábio e André, hoje conceituados professores do ensino superior. No Rio de Janeiro, Botêlho foi estudar na Sociedade Brasileira de Belas Artes onde conheceu o mestre Antenor Finatti, de quem se tornou fraterno amigo. A afinidade com o professor Finatti era tanta que Botêlho acabou ganhando dos colegas o carinhoso apelido de "Finatinho".

Em outubro de 1998, Botêlho e Sueli conheceram em Jacarepaguá, no Lar Maria de Lourdes, sociedade de amparo a crianças órfãs com necessidades especiais, entidade que ambos visitavam regularmente, uma menina com menos de um ano de idade, que lhes lançou um olhar tão suplicante que eles decidiram adotá-la. Hoje, aos 13 anos de Idade, Natália Maciel Botêlho, com o seu olhar iluminado pela esperança e o escancarado sorriso de vitoriosa é o esteio emocional do casal, pelo tanto de determinação e coragem que ela lhes transmiti.

Em 2010 Botêlho foi homenageado pela AVL-Academia Vianense de Letras, ocasião em que recebeu a placa "Honra ao Mérito Vianense" do ano destinada aos filhos da terra que honram o nome da cidade nas mais variadas áreas. Ao final do seu discurso de agradecimento, um emocionado Botêlho declarou: "Sou vianense, o quê mais eu poderia desejar ser!".

Passagens emocionantes da vida desta singular figura humana e notável artista plástico brasileiro poderão ser acessadas através do link "Botêlho by Botêlho”, neste website.