Raimundo Botêlho
55 21 99160510
rhbotelho@gmail.com

Raimundo Botêlho

// O ARTISTA /// mídia

O vianense Botêlho leva o seu talento além mares

Por: Luiz Antonio Morais

Os quadros impressionistas e a presença do artista plástico vianense, Botelho, serão uma das grandes atrações da Agenda Cultural 2011, em Viana do Castelo-Portugal, cidade que mantém acordo de geminação com Viana-MA. A mostra será realizada no Espaço Cultural do Estação Viana Shopping e a abertura acontecerá no sábado, dia 15 próximo, às 11 horas. A exposição se estenderá até o dia 30 de outubro.

Capa do catálogo/divulgação da Agenda Cultural em Viana do Castelo - Portugal

Ao todo serão 26 obras, retratando paisagens de São Luís e Viana, as quais já se encontram divulgados no site particular do pintor, no link "Exposição".

Fonte: www.vianensidades.com




Botêlho é homenageado pela AVL-Academia Vianense de Letras

Luiz Alexandre Brenha Raposo*

Em 2010, o artista plástico Raimundo Honório Botêlho Neto foi a personalidade escolhida para receber a placa "Honra ao Mérito Vianense", ofertada anualmente pela Academia Vianense de Letras (AVL) aos filhos da terra que honram e destacam o nome da cidade nas mais variadas áreas.

Prestigiada pela comunidade local, a homenagem aconteceu durante a reunião solene da AVL realizada na noite do dia 20 de novembro de 2010. Após ouvir a saudação proferida pela acadêmica MAria da Graça Curtim, o artista recebeu a placa das mãos do também acadêmico Lourival Cerejo.

Emocionado, em seu discurso de agradecimento, Botêlho assim expressou: "Sou brasileiro, sou maranhense, mas acima de tudo sou vianense porque é assim que verdadeiramente me sinto, pois minhas convicçõese minhas raízes mais sólidas permanecem aqui fincadas.

(...) Quando fui para o Rio de Janeiro, aos 23 anos de idade, não estava deixando para trás cidade onde nasci em 1946, mas levando-a comigo para juntos abrirmos novos horizontes. Sem as lembranças da minha cidade eu não teria forças para vencer os desafios que encontrei ao longo de minha vida.

(...) Estou muito emocionado com esta homenagem e deixo aqui os meus profundos e sinceros agradecimentos a todos que contribuíram para que ela se tornasse realidade.

Sou vianense, o quê mais eu poderia ser?"

(* Jornalista, escritor, poeta.)




Matéria publicada no jornal O Globo em 24/06/1984